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O que significa, realmente, impressão 3D.

Por: Emanuel Campos | Editor da revista Impresso 3D

A impressão 3D nasceu em 1984, criada por Chuck Hull, ele foi o primeiro a visualizar como resinas fotossensíveis podiam ser moldadas e colocadas para curar, endurecer, em exposição à luz do Sol. Daí para criar um feixe emissor de luz UV, e transformar tudo isso em uma máquina que cura resinas em peças, através do empilhamento de camadas de camadas, foi um pulo.

Empilhar resinas em camadas significa exatamente isso, imagine um desenho em 3D, de um videogame, de uma animação em 3D, e que vocè passe esse desenho em 3D por um fatiador desses de fazer presunto ou queijo em fatias. O software da impressora faz exatamente isso, ele pega um desenho em 3D e o fatia, em camadas finíssimas, e depois a impressora o que faz, é curar cada camada em resinada, e por curar eu quero dizer que expõe uma resina fotossensível à luz, ela endurece, a mesa onde esse desenho endureceu se levanta da piscina de resina a altura exata de uma nova camada, e a resina líquida preenche o interior abaixo daquela que foi curada. Uma nova emissão de luz ocorre, na forma da próxima camada, e ela gruda na camada que foi impressa poucos segundos atrás. Quando todo o desenho 3D for curado, camada após camada, desta forma, o que obtemos no mundo real, é uma réplica daquele desenho 3D, que pode ser de um game ou de um anime.

Desde 1984 fazemos isso, a prototipagem rápida, como foi chamada naquele momento, evoluiu para manufatura aditiva, e depois, impressão 3D, na mesma velocidade com que as tecnologias se tornaram mais baratas, mais acessíveis, mais práticas e mais seguras. Agora, qualquer Google pode te contar o que é a impressão 3D, mas o que ela significa de fato?

Para responder a essa questão, gosto de recorrer a um pensador chamado Karl Marx, você provavelmente já ouviu muita coisa a respeito dele e, sem nunca tê-lo lido, já tem suas conclusões a respeito dele. Peço que espere um minuto e coloque seus julgamentos de lado só um instante, ok? Vem comigo.

Karl Marx dizia que o proletariado deveria tomar os bens de produção, mas o que significa isso realmente? Nos tempos que o jovem Marx escreveu seus textos, ele dizia, traduzindo para os tempos atuais, que você poderia trabalhar 35 anos em uma montadora de automóveis, ou de motos, ou de caminhões, não importa, o que importa é que você poderia trabalhar anos em uma fábrica, e nunca, jamais, você poderia acordar em uma quinta feira, chuvosa, depois que seu time perdeu, seu cachorro te mordeu, você perdeu seu ônibus ou seu pneu furou, e ao chegar tarde no trabalho e depois de uma “bronca exemplar” do seu chefe, bem na frente de todo mundo, você não poderia dizer “quer saber, vou largar tudo e abrir minha própria fábrica!”.

Ele dizia isso por que os custos de equipamentos, galpão, funcionários, patentes, são autos demais para uma pessoa simples poder superar. Não importa que você foi a pessoa mais pão dura do mundo e que passou 30 anos trabalhando em uma fábrica de automóveis, você nunca poderia pedir as contas e abrir sua própria fábrica de automóveis. Philip Kotler, pai do marketing e da administração moderna chama isso de “Barreira de Entrada”, quando os custos para um funcionário virar concorrente da empresa que o emprega são grandes demais. Mas estes conceitos, de Kotler ou de Marx, precedem a impressão 3D. A impressão 3D ao mesmo tempo que nega Kotler, reafirma Marx. Ela é a fábrica que todo proletariado pode ter em casa.

Através da manufatura aditiva ou impressão 3D qualquer pessoa pode passar, ainda empregado, a vender produtos na Shopee ou Mercado Livre. Miniaturas para jogos de tabuleiro e RPG. Suporte para Alexa ou Google Home ou Apple Home. Dioramas complexos de Cavaleiros do Zodíaco. Pokemons. Se nesse extra que a impressora 3D lhe fornecer, você calhar de ser uma pessoa criativa, e criar seus próprios produtos que virem tendências, as chances são que você vire, de fato, sua própria fábrica.

A impressão 3D é, em síntese, algo que pode ser um divertimento, algo de uso por um entusiasta, que pode ser escalável para quem quiser ganhar “um extra”, até se tornar um empreendimento completo na vida de uma pessoa. Mas só há uma forma de saber em qual posição destas três você irá se encaixar: imprimindo em 3D. Errando, acertando, se divertindo, se somando à uma crescente comunidade mundial. Experimentando. Ou como dizemos na engenharia, quando estamos criando um produto mas ainda não temos certeza de suas formas finais e facilidade em seu manuseio, um protótipo, mais específicamente, um protótipo rápido.

A impressão 3D nasceu em 1984, e quase 40 anos depois, ela continua servindo ao próprio que foi criada, o de testar e experimentar conceitos. Tem que nunca fez ou fará dela um negócio, tem quem vive da impressão 3D e paga todas suas contas exclusivamente através das coisas que imprime em 3D, e tem milhares de pessoas em qualquer posição entre essas duas, e a única forma de descobrir quem é você nesse QUIZ do Buzzfeed da vida real, e se deixar errar, aprender, ser corrigido e ensinar, e mergulhar nesse mundo sem volta, onde toda a casa pode ser uma fábrica. Vem com a gente, você pode tudo, menos se arrepender!

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